
As Boas Práticas de Fabricação são obrigatórias pela legislação brasileira, para todas as indústrias de alimentos, e as portarias 326/97 e 368/97, do Ministério da Saúde, estabelecem o "Regulamento Técnico sobre as Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores de Alimentos". A Resolução RDC 216 de 15/09/2004 e Portaria CVS 6 de 10/03/1999, são ótimas fontes e podem ser encontradas nos sites www.anvisa.gov.br e www.cvs.sp.gov.br. Ainda no site da anvisa podemos encontrar uma cartilha de Sobre Boas Práticas no serviço de alimentação “http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/alimentos/cartilha_gicra_final.pdf”. Vale a pena ter essa cartilha no seu estabelecimento, é pequena e de fácil entendimento, é bom para para auxiliar no treinamento de seus colaboradores. A Legislação Sanitária vigente, a RDC 216 de 15 de setembro de 2004, considera este tema de fundamental importância, tanto que exige que cada restaurante descreva quais os procedimentos de higiene são seguidos pelos colaboradores. Pede também que indique como realizam monitoramentos internos de rotina, de forma a provar que o estabelecimento está atento a este assunto.
As Boas Práticas estão relacionadas aos seguintes aspectos como higiene, saúde e treinamento da equipe, higienização das instalações, equipamentos, utensílios e móveis, Instalações e fluxo de produção, Manejo de resíduos (lixo), Controle de pragas, Garantia da qualidade da água, Compra e armazenamento seguros, Preparação e distribuição de forma segura. Se algum destes aspectos falhar, haverá a possibilidade da ocorrência de contaminação. A implantação das Boas Práticas fará com que a saúde do cliente seja preservada e trará também os seguintes benefícios, aumento da qualidade dos produtos elaborados, redução de custos, considerando a eliminação de notificações, multas, aumento de produtividade e tempo com a melhoria da organização da cozinha, consolidação da imagem e credibilidade da empresa junto aos clientes, aumento da motivação das pessoas que trabalham no estabelecimento.
É de grande importância que os colaboradores que irão manipular os alimentos sigam as normas de BPF, de forma a melhorar as características higiênico-sanitárias dos alimentos a fim de combater as Doenças Transmitidas por Alimentos as DTA’s assunto para o nosso próximo encontro.
Referencias
Marmentini, P. R.; Ronqui, L.; Alvarenga, O. V. A IMPORTÂNCIA DAS BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO PARA OS ESTABELECIMENTOS QUE MANIPULAM ALIMENTOS.
Almeida, T. C. A. BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO: POR QUE IMPLANTAR?
Assunção, B. I. et al. BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS
0 Comentários