Boas Práticas de Fabricação de Alimentos



Boas práticas de Fabricação (BPF), as BPF’s abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos (ANVISA), O manual de BPF exigido na Resolução RDC n° 216, de 15 de setembro de 2004, editada pela ANVISA. Esta resolução é aplicável a todos os serviços de alimentação, em âmbito Federal.

As normas que estabelecem as BPF envolvem requisitos que vão desde projeto e instalações do prédio, passando por rigorosas regras de higiene pessoal e de limpeza e sanitização de ambientes e equipamentos, controle integrado de pragas até a completa descrição dos procedimentos envolvidos no processamento do produto.  Porque implantar as BPF´s: Além de atender as exigências da ANVISA: * Preservação da saúde do cliente * Aumento na qualidade dos produtos, * Redução de custos operacionais oriundos de, por exemplo, reclamações de clientes, reprogramação de fabricação, horas ociosas de fábrica, * Aumento da produtividade com a melhoria da organização da cozinha, * Redução de desperdícios, entre outros benefícios.

As Boas Práticas de fabricação podem ser dividas em seis elementos: *Fabrica e imediações; * Pessoal; * Limpeza e sanitização; * Equipamentos e Utensílios; * Processos e controles; * Armazenamento e distribuição. Quando todos esses elementos são incorporados as BPF´s tem uma atuação ampla e efetiva.


Como Primeira Lição de Boas Práticas de Fabricação na manipulação de alimentos fica a dica:

Fonte: Foto adaptada do curso de BPF do SEBRAE, 2012.


Fazer a Barba e o bigode diariamente.

Manter o cabelo preso, não usar joias e adornos.

Usar uniforme adequadamente.

Manter as unhas curtas, sem esmalte ou base.





Abaixo segue alguns links e referencias para que lhe auxiliarem ainda mais no conhecimento das Boas Práticas de Fabricação.


RDC 216, de 15 desetembro de 2004 – MSAprova o Regulamento Técnico e estabelece procedimentos de Boas Práticas para serviços de alimentação a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado.  Âmbito: Federal. 


ANVISA, Legislação de Boas Práticas de Fabricação.









Postar um comentário

0 Comentários